3º BTT Rotas do Marão_13 de Abril 2008

Levantei-me aí pelas 7:20 am, olhei pela janela e assustei-me - "c'um car*lh*, vamos andar todo o dia nisto?" - chovia a rodos! Mesmo assim lá me equipei, tomei a bucha e, como já tinha tudo preparado de véspera, fiz-me ao caminho, até porque queria estacionar bem perto das piscinas municipais, zona do duche!
Foi o meu 1º passeio nestas andanças, e qual não é o meu espanto, quando vejo alguns participantes, mesmo debaixo de cataratas, armando e dando as afinições finais nas bicicletas como se nada fosse! Deve ser normal, e até nem me importo de andar à chuva, mas aquilo era impassividade a mais!!! Lol!
Lá ganhei coragem, peguei no guarda-chuva e fui tomar um cafezinho, junto ao Largo de S. Gonçalo, local de partida!

Já se mostravam alguns corajosos, que mesmo debaixo de chuva mostravam vontade! Nisto aparece-me o Adão....bora lá tomar mais um cafezito, só p'ró caso do sono atacar!...a diante!
Equipamento no ok, o clima ameniz
ado, bora lá para a zona de partida! Aí vamos!... "Ainda deu tempo de conhecer pessoalmente o António Pinto"...Ah pois é!!
Depois de uma voltinha à cidade, por Sta Luzia, lá avançamos nós!
Mal tinhamos começado, já a maior parte do povo reflectia as promessas de melhoria das condições atmosféricas, e toca a arregaçar as mangas!
Até corria bem, até ao momento em que resolvi consultar o contador.... 0.00km???

Fonix, quem é que me virou a roda ao contrário??... Apesar de todos os cuidados que tomei, não fosse alguma coisa dar para o torto, fui capaz de montar a roda dianteira ao contrário!!!! 1ª paragem forçada!! Lol! Assunto resolvido! Foi um instantinho! Valeu-me a ajuda do Fernando e do Adão! Bota a pedalar!
Carneiro!!!!! Zona acidentada!! Por incrível que pareça, todas as descidas subiam! E a lama fazia parecer que nos tinham preso com um elástico, que esticava cada vez mais, desde o ponto de partida!!! Meu amigo, faz parte da actividade!!!
Chegado ao 1º ponto de abastecimento, acontece o inesperado!! Depois de imobilizado o veículo, e de fixar o 1º apoio "pé esquerdo", esqueci-me que tinha o segundo preso ao pedais!!! F*lh*s d*a p*** dos pedais de encaixe!!! Quando é que me vou habituar a isto! é que já não é o 1º terno!! Obtive, assim, a minha 1ª medalha em passeios oficiais!!!!no joelho!!!! He he!!
Depois de morfar um queque e um sumito, bota pra estrada que se faz tarde!
Subida, para a Corvachã! Mato, lama, pedras, lama, chuva, lama!!! mas lavei os pés num regato! O passeio mais parecia uma penitência pelos pecados..."mas eu não matei ninguém" dizia o Fonseca, companheiro na maior parte do trajecto.... mas valeu a pena...chegamos à Terra prometida!!! A Terra Santa!!! SANCHE!! Lol!!
A bicicleta pesava aí uns 50Kg a mais com a lama...Pelos vistos o Zeca até deu banho á bicla num tanque!!
Carregal....minha nossa!!! A pé!!! Mais parecia um ponto de abastecimento!! Não vi ninguém montado, até os sapatos escorregavam na lama!!! Paragem forçada para rehidratação! Fim da subida e toca a montar!!! mas por pouco tempo... pouco depois de passar a antiga casa da guarda, um jovem, com pouco mais de 16 anos, sussurrava "f*d*-s*e!!!" Mais uma picada pantanosa!! Mais uma vez a bicla transformou-se num estorvo do que num meio de trasporte!! Lol! Meu amigo!!!
Chegados à 2ª zona de abastecimento, e cruzamento com os participantes da maratona "80Km", apreciamos as derrapagens de quem parece não ter juízo quando anda de bicicleta!!! Um deles o Vitor do Barreiro, que assumiu o passeio como uma prova! Menos sorte teve o Davide, que depois do primeiro furo, viu a válvula da câmara suplente ficar agarrada á bomba!!! Paciência!!!
Depois disso e logo a seguir á Estalagem, fiz uma derrapagem, não muito explícita na foto, mas que quase me ia valendo uma foto com o nariz debaixo de água...Lol!! Se a foto fosse tirada uma fracção de segundo depois até ia passar por profissional!! Xiça!!
Daí pra frente, foi sempre a descer, mas nem por isso menos "adrenalínico"...é que ainda tivemos um furo, do Fonseca! Foi um instantinho, tinhamos o Zeca a apoiar!
Já falta pouco! Depois de mais uns trilhos á maneira, como o povo gosta, a descer, chegamos ao centro! O cansaço já era notório, mas a fome e a expectativa de ver a meta depois de quase 5 horas de pedal, faziam desaparecer a expressão cansada do rosto! Estava quase!
A fome já apertava, e tenho a certeza que já não havia ninguém que nao imaginasse a vitela no prato!
META!!
Ahhh!
As pernas tremiam,e não era do frio! Esse já tinha ficado há muito pra trás!
E pra trás ficaram também as recordações e a ânsia do próximo passeio!
Do grupo, dos domingos de manhã, sobraram apenas o Zeca e o Osvaldo! Os "Vitores" e o Fernando que também nos acompanhou na maioria do passeio, foram mais ligeiros!
Na memória ficam momentos de cansaço,mas sobretudo da alegria, do convívio e companheirismo entre pessoas que apesar das condições adversas, nunca deixaram de sorrir mesmo em situações mais embaraçosas... tralhos e lama nos dentes...lol!!!














Da organização, teço rasgados elogios, que tudo fizeram para que os participantes apenas se preocupassem em pedalar!

Eventos destes dignificam o Concelho, e fico assim à espera do próximo!
Se quiserem consultar mais fotos, porque acredito que as minhas já os aborrecem......consultem
www.aventuramaraoclube.com
www.fotimage.com
www.pauloministro.pt

Abraços!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Es o meu betetista preferido...
Grande coragem e determinação!
Estarei sempre do teu lado...
Beijinho